Web Page Language Translation

Melhor das novatas. Qual das equipes estreantes vai começar na frente?

Seguidores

Gp da China

terça-feira, 14 de julho de 2009

Mais 1 ano de Fórmula 1...

Jarno Trulli completou ONTEM (13 de julho) 35 anos de idade e 12 de Fórmula 1. Então vale lembrar sua trajetória na F1 (já postada aqui no blog): Apaixonado por Kart desde três anos (levado pelo pai), iniciou sua carreira automobilística aos 9 anos no Kart (naturalmente), onde permaneceu por 11 anos conquistando vários títulos, como o tri campeonato italiano na categoria Nacional (87, 88 e 89), Campeão (por + de uma vez) da Copa do Mundo "Memorial Ayrton Senna" na classe 100 FSA, entre vários outros títulos, como os mundiais, tendo seu talento reconhecido e sendo considerado por muitos o melhor Kartista de todos os tempos.
(Essa foto fui tirar do fundo do baú, Jarno Trulli e Ayrton Senna! )

Em 1995 partiu para Fórmula 3 (isso paralelo com o Kart), mas foi em 19996 com o título de Campeão da Fórmula 3 Alemã pela equipe Benetton Jr. (com seis vitórias), que Jarno Trulli conseguiria seu “passa-porte” para tão sonhada Fórmula 1.

No ano seguinte ingressou na F1 pela equipe Minardi onde fez bonito na estrea e com o “pior” carro do grid conseguiu excelentes resultados como 2 vezes em 9º lugar e sempre andando entre os 10 (seu parceiro era Ukyo Katayama , com isso na metade da temporada (na 8ª prova do ano) já foi chamado pela equipe Prost (equipe um pouco melhor que a Minardi na época) onde terminou a temporada com resultados bastante expressivos e “surpreendentes” como o 4º lugar na Alemanha e sempre andando entre os 8 primeiros (na época só pontuava os 6 primeiros).

Na Prost permaneceu até 1999, tento Olivier Paniz como parceiro e levando consigo um impressionante 2º lugar no Gp da Europa e seu 1º pódio.

2000 e 2001 Trulli foi para equipe Jordan, uma equipe superior a Prost, porem não deixou de ser uma mudança frustrante... Jordan vinha brigando para se tornar uma equipe de ponta, mas perdeu o rumo e só foi decadência. Porem mesmo assim Jarno Trulli não passou despercebido (teve como parceiro, Heinz-Harald Frentzen), andou sempre entre os 6 primeiros marcando pontos e devido à essa boa atuação na equipe, em 2002 seguiria para equipe Renault.

A “problemática” passagem pela Renault e seus altos e baixos...

Renault uma equipe estreante na F1, com o objetivo de fazer o que a Jordan sempre almejou, brigar por um título. A equipe contou com uma GRANDE contribuição de Trulli no desenvolvimento (ao lado de Jenson Button e em 2002 e 2003 Trulli teve resultados gratificantes (para uma equipe estreante) como 3º e 4º lugar. 2004 (já com Fernando Alonso como companheiro) os altos e baixos. Renault vinha mostrando evolução e Trulli uma excelente performance conseguindo sua 1ª vitória na F1 (Gp de Mônaco) chegando no Gp dos EUA (9ª prova do ano) dando um passeio em seu companheiro de equipe o bi campeão mundial Fernando Alonso (Trulli com 41 pontos e Alonso 25). Aí vieram os problemas.

No Gp da França, Trulli foi ultrapassado na ultima volta por Barrichello perdendo o 3º lugar (terminou em 4º) que causou uma certa “insatisfação” em Flavio Briatore (Diretor da equipe), depois daí foram só brigas, das quais “já existiam” pois Briatore vinha com a “metodologia Ferrai” um piloto na ponta e o outro como escudeiro (o escudeiro era pra ser Trulli). Como Jarno tomou uma postura em não aceitar o determinado de Briatore (2º piloto sem perspectiva), acarretou que, misteriosamente, daí pra frente o carro de Trulli sempre apresentou problemas (muitas vezes nem corria) levando Trulli a apelar para acusação de boicote por parte da Renault (em público, porem não deu em nada por parte da FIA)! Sem nenhum clima, no mesmo ano pediu para sair e foi para equipe Toyota substituindo o brasileiro Cristiano Da Matta (demitido da equipe por falta de competitividade).

2005 correu pela Toyota (onde estar até hoje), ao lado de Ralf Schumacher. Em 2005, conseguiu até então sua melhor temporada pela equipe japonesa com 3 pódios (2 vezes no 2º lugar) e uma pole position.

Vídeo Tributo a Jarno Trulli (resumo de todo o texto)

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Já passarm por aqui

free counters

Seach (pesquise o que procura)


Widget UsuárioCompulsivo

Jarno Trulli

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO